Artigos

 

ARANTES, D. R. B. e Capellini, V. L. M. F. Possibilidades da Consultoria Colaborativa para a Formação de Educadores que Atuam junto a Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2022, v. 42 [Acessado 28 Janeiro 2022] , e233814. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-3703003233814>. Epub 19 Jan 2022. ISSN 1982-3703. https://doi.org/10.1590/1982-3703003233814. Clique aqui.

ARANTES, D. R. B. e Capellini, V. L. M. F. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O RECONHECIMENTO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. APRENDER –Cad. de Filosofia e Psic. da EducaçãoVitória da Conquista Ano XVn. 26p.160-175Jul./Dez.2021. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/8160/6372>. Epub 19 Jan 2022.ISSN online: 2359-246X. Clique aqui.

BERGAMIN, A. C ; ZANATA, E. M. ; Capellini, V. L. M. F. ; ARANTES, D. R. B ; GASTALDI, D. R. (2021). Altas Capacidades: desarrollo de prácticas de enriquecimiento curricular. Revista de Innovación y Buenas Prácticas Docentes. Vol. 10 Núm. 1 (2021): Revista de Innovación y Buenas Prácticas Docentes. Clique aqui.

ARANTES-BRERO, D. R. B.; BERGAMIN, A. C. ; CUNHA, A. M. T. ; VIVIANI, R.; CUNHA, V. A. B. ; Capellini, V. L. M. F. . Família e gestão democrática no contexto de uma educação especial inclusiva. InFor – Inovação e Formação, v. 5, p. 102-118, 2019. Clique aqui.

PEDERRO, M ; ARANTES-BRERO, D. R. B. ; VIVIANI, R. ; CUNHA, A. M. T. ; GONCALVES, L. F. ; CAMPOS, E. B. V. ; NEME, C. M. B. . Revisão das produções científicas sobre altas habilidades/superdotação no Brasil no período de 2011 a 2015. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 30, p. 499, 2017. Clique aqui.

SABBAG, G. P. C. ; ARANTES-BRERO, D. R. B. . Mitos e crenças sobre altas habilidades ou superdotação entre professores de uma escola da DRE Pirituba/Jaraguá. InFor – Inovação e Formação, v. 3, p. 168-200, 2017. Clique aqui.

  ARANTES-BRERO, D. R. B.. Os talentos e a cultura: a trajetória de Anita Malfatti. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 29, p. 399, 2016.Clique aqui.

 ARANTES-BRERO, D. R. B.. Trajetórias de Vida de pessoas com altas habilidades ou superdotação. Revista Brasileira de altas Habilidades/Superdotação, v. 2, p. 1, 2016. Clique aqui.

 CUPERTINO, C. ; ARANTES, D. R. B. ; MELCHER, M. F. . Thought and creation in contemporary education: Theoretical approaches and practical suggestions. Gifted Education International, v. 1, p. 1-1, 2013.

SANTOS, D. M. ; TOZADORI, A. C. ; ARANTES, D. R. B. ; GARCIA, J. D. ; Quevedo, M. P. ; Watanabe, C. E. ; ROMANO, B. W. . DEPRESSÃO E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES INTERNADOS POR INSUFICIÊNCIA CARDÍACA DESCOMPENSADA (RESULTADOS PRELIMINARES). Suplemento da Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, v. 18, p. 1-6, 2008.

ARANTES, D. R. B., & Capellini, V. L. M. F. (2021). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O RECONHECIMENTO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. APRENDER – Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (26), 160-175. https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8160

 

Livros

 ARANTES-BRERO, D. R. B..

Altas Habilidades/Superdotação na vida adulta.

1. ed. Curitiba: Juruá, 2020. v. 1. 95p .

 ARANTES-BRERO, D. R. B..

Altas Habilidades/Superdotação na vida adulta.

1. ed. Porto: Juruá, 2020. v. 1. 95p .

COSTA, M. E. ; ARANTES, D. .

Atendimento educacional em ambiente hospitalar .

1. ed. São Paulo: São Paulo (Estado) Secretaria da Educação, 2014. v. 1. 31p .

CUPERTINO, C. (Org.) ; ARANTES, D. (Org.).

Um olhar para as altas habilidades: construindo caminhos.

2. ed. São Paulo: São Paulo (Estado) Secretaria da Educação, 2012. v. 1. 87p .

Capítulos de livros

Arantes-Brero, Denise Rocha Belfort ;  Bergamin, Aletéia Cristina; Oliveira, Ana Paula de; Práticas Pedagógicas para a Prevenção do Bullying em Estudantes com e sem AH/SD. In: Piske, Fernanda Hellen Ribeiro ; Pereira, Beatriz Oliveira ; Collins, Kristina Henry ; Amorim, Cloves Antonio de Amissis (Org.). BULLING. IMPACTOS NA EDUCAÇÃO: O que sabemos a respeito da sobretotação?. 1 ed. Imprensa da Universidade de Coimbra. 2022.

Oliveira, Ana Paula de ; Arantes-Brero, Denise Rocha Belfort ; Capellini, Vera Lucia Messias Fialho . Características Sociais e Emocionais de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD): Possibilidades de Intervenção no Contexto Escolar. In: Piske, Fernanda Hellen Ribeiro ; Stoltz, Tania ; Guérios, Ettiène ; Camargo, Denise de ; Rocha, Alberto ; Lobo, Cristina Costa- .  (Org.). Superdotados e Talentosos: Educação, Emoção, Criatividade e Potencialidades. 1ed.Porto: Editora Juruá, 2020, v. 1, p. 207-219.

Moraes, Rodolfo Lemes de ; Venditti Júnior, Rubens ;Arantes-Brero, Denise Rocha Belfort  ; Pelição, Taís ; Acácio, Marcos Gabriel Schuindt ; Morandim, Letícia do Carmo Casagrande ; Capellini, Vera Lucia Messias Fialho . ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ALUNOS EM PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE AH/SD. A Educação Física em Foco 2. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 60-71. Clique aqui.

 ARANTES-BRERO, D. R. B.; CUPERTINO, C. . Trajetórias de vida de pessoas com altas habilidades ou superdotação. In: Angela Vigolim. (Org.). Altas habilidades/superdotação processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. 1ed.Curitiba: Juruá Editora, 2018, v. 1, p. 69-96.

 ARANTES-BRERO, D. R. B.; CUNHA, V. A. B. ; RONDINI, C. A. ; CARAMASCHI, S. . A face da superdotação. In: Humberto Perinelli Neto. (Org.). Ensino e Diversidade – pistas, experiências e possibilidades. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2018, v. 1, p. 1-. Clique aqui.

CUPERTINO, C. ; ARANTES, D. ; MELCHER, M. F. . Pensamento e criação na educação contemporânea: Aportes teóricos e sugestões práticas. In: ANGELA MÁGDA RODRIGUES VIRGOLIM, ELISABETE CASTELON KONKIEWITZ. (Org.). Altas habilidades, inteligência e criatividade: Uma visão multidisciplinar. 1ed.Campinas: Papirus Editora, 2014, v. 1, p. 1-2.

ARANTES, D.. Qual é a situação atual da legislação brasileira?. In: Christina Menna Barreto Cupertino; Denise Rocha Belfort Arantes. (Org.). Um olhar para as altas habilidades: construindo caminhos. 2ed.São Paulo: São Paulo (Estado) Secretaria da Educação, 2012, v. 1, p. 73-75.

ARANTES, D.; NAMO, D. . Deficiência Intelectual: da família à escola. In: Maria Amélia Almeida. (Org.). Deficiência Intelectual: realidade e ação. 1ed.São Paulo: São Paulo (Estado) Secretaria da Educação, 2012, v. 1, p. 133-146. Clique aqui.

ARANTES, D.; NAMO, D. ; MACHADO, M. A. S. . Contexto Histórico e Educacional da Pessoa com Deficiência no Brasil e no Estado de São Paulo. In: Maria Amélia almeida. (Org.). Deficiência intelectual: realidade e ação. 1ed.São Paulo: , 2012, v. 1, p. 15-34. Clique aqui.